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Quanto tempo devo descansar entre os treinos de Crossfit? Jul, 09 - 2019

Quanto tempo devo descansar entre os treinos de Crossfit?

Quando buscamos mudanças por meio da atividade física, seja emagrecimento, ganho de massa, definição ou melhora do condicionamento, surgem dúvidas em relação ao CrossFit, como frequência dos treinos e alimentação. 

Ao longo da prática é normal sentir dores musculares mais intensas e cansaço após o WOD devido a alta intensidade proposta pelos exercícios e, isso, não deve ser um empecilho. Porém, é preciso estar atento em relação à frequência e descansos entre um treino e outro, seja para quem ainda não começou, para novatos ou até mesmo para quem já faz CrossFit há um tempo.

Por que o descanso é importante?

Ao treinar todos os dias até o esgotamento, o corpo tem dificuldade em se recuperar e provocar o crescimento de músculos. Chegar ao “overtraining” – treinamento em excesso – é prejudicial, levando a problemas como: 

  • Depressão e ansiedade
  • Menos disposição
  • Irritabilidade
  • Imunidade baixa
  • Perda de apetite e de força
  • Dor de cabeça
  • Insônia

Além disso, sem o descanso adequado durante os treinos o risco de lesões aumenta e pode diminuir sua performance. Por isso, respeite os minutos dados pelo coach entre as repetições.

Qual a melhor frequência entre treinos de CrossFit?

É importante saber que cada indivíduo tem um tempo de descanso diferente, considerando biotipo, intensidade da atividade, rotina e objetivos. Por exemplo, um atleta de alto rendimento terá intervalos correspondentes, chegando até mesmo horas e não dias. Agora, se você busca realizar exercícios para manutenção da saúde, deve considerar alguns fatores para estabelecer a melhor rotina e ter melhores resultados:

Qualidade do descanso

Dependendo do dia a dia, como emprego e quantidade de horas de sono, a frequência varia, pois se uma pessoa não treinou em um dia, mas não teve descanso de qualidade, o corpo demora mais até a recuperação completa. Por isso, tente adequar em sua rotina horários específicos para treinar, como pela manhã, tarde ou noite.

Dica: analise e perceba como seu corpo reage aos treinos e adeque a frequência entre os dias de descanso, cuidando a diminuição da intensidade e o aumento da fadiga.

Alimentação

Ter uma nutrição equilibrada com os nutrientes necessários para acelerar a recuperação muscular, diminui o período entre os treinos, causando maior assiduidade no box. Se a alimentação não for boa, o rendimento durante e pós atividade também não será tão eficiente como poderia.

Dica: preste atenção na nutrição antes e depois do treino, apostando em alimentos que dão energia e aceleram o metabolismo. Repor nutrientes perdidos no suor é indispensável para a qualidade do descanso.

Por último…
Lembre-se que um corpo e uma mente fortes não se constroem na zona de conforto. Então, saiba manter o equilíbrio entre CrossFit e períodos de descanso, mas sempre supere seus limites!

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