Blog

Você está em: Home Blog
Qual a melhor roupa para o treino de CrossFit? Abr, 18 - 2019

Qual a melhor roupa para o treino de CrossFit?

A prática de exercícios envolve vários fatores para que se torne mais eficiente e funcional. A alimentação correta, a execução dos movimentos, o acompanhamento profissional e, também, o vestuário apropriado.

Hoje em dia, é normal ver pessoas treinando com roupas que chamam a atenção por serem justas, coloridas, abertas e com frases do tipo “no pain, no gain”. Mas será que elas são adequadas para o tipo de treinamento? Ter no guarda-roupas apenas peças da moda, sem considerar o tecido e o conforto, pode atrapalhar sua mobilidade e desempenho.
 
No CrossFit, essa escolha correta é ainda mais importante, pois é uma prática com alto gasto calórico e movimentos precisos. Por isso, investir em peças que facilitem a evaporação do suor, ventilação e adequação térmica do corpo, devem ser consideradas. Confere algumas peças e acessórios que não podem faltar para uma boa prática:

Camisetas

Camisetas e blusas devem ter tecido leve e com ventilação para que o suor seja melhor evaporado. Caso faça corrida na rua, é importante que a peça tenha proteção solar.
Para as girls, o top pode ser uma opção mais refrescante em dias extremamente quentes, mas opte por um com boa sustentação e no tamanho certo. Já para os boys, treinar sem camisa pode trazer mais mobilidade e refrescância em WODs matadores.

Leggings

No universo da moda fitness feminina, as opções de calças para o treino CrossFit são muitas e, escolher apenas pela aparência e menor preço não é aconselhável. Procure por qualidade e leia a etiqueta para garantir que é um tecido de alta performance que ajuda na flexibilidade e sustentação dos músculos e articulações.

Bermudas

Imagina rasgar a bermuda durante a execução de um squat, por exemplo. Além de embaraçosa, a situação acaba prejudicando seu treino do dia. Por isso, não compre peças com tecido rígido, como tactel, que não se adapta ao corpo por não ter elasticidade.

Meião

Meias até o joelho auxiliam na prevenção de cãibras, estiramentos e inflamações. São excelentes aliadas em exercícios como box jump, LPO e rope climb.

Tênis

O calçado é um dos principais vilões, se escolhido de forma errada, pois tem ação direta nas articulações em exercícios de alto impacto, como endurance e jump. Na hora de comprar um par de tênis, busque por qualidade, não preço. Invista em algo mais duradouro e com bom amortecimento para evitar lesões e dores.

Munhequeira

Proteger o pulso ao levantar altas cargas e controlar a mobilidade para iniciantes são as principais funções da munhequeira. Se ainda não tem, coloque na sua lista de compras, pois é indispensável na hora de realizar movimentos, como thruster, clean, overhead squat e HSPU, garantindo maior estabilidade nos punhos.

Joelheira

Esse item deve ser avaliado muito bem antes de ser utilizado. Isso porque atletas que possuem alguma lesão a usam temporariamente, para corrigir tendinites, por exemplo. A sua utilização diária pode causar problemas, uma vez que seu corpo estará acostumado com o acessório e, ao não colocá-lo, a articulação sentirá falta de apoio, aumentando o risco de estiramentos e sobrecarga. Também é importante considerar o tipo e a função de joelheira que varia de acordo com peso e exercício.

Cinto

Para squat e LPO, o cinto é um ótimo aliado para para proteger a lombar e proporcionar maior estabilidade na região do tronco, evitando lesões e ajudando na ativação dos músculos corretos para cargas mais pesadas.


Antes de priorizar o visual, leve em conta todas essas dicas de roupas e acessórios mais adequados ao CrossFit para otimizar a performance durante o treino e garantir uma prática segura e saudável.

E aí, já está querendo escolher a melhor roupa para ir pro treino?
Então não perde tempo e, se ainda não começou, vem pro CrossFit Laçador!

Compartilhar