Blog

Você está em: Home Blog
Os benefícios da prática de CrossFit para a saúde Ago, 05 - 2019

Os benefícios da prática de CrossFit para a saúde

Todos sabemos sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis. Todos os nossos atos, crenças e comportamentos refletem na saúde de nosso corpo e nossa mente. 

Muitas vezes, porém, somos acometidos pela rotina, pelos afazeres do dia a dia, e acabamos indo na contramão do que o nosso corpo está pedindo. Viramos sedentários, preguiçosos, deixamos a saúde de lado. E, em vez de nos esforçarmos para combater os maus hábitos, contribuímos sempre para a manutenção desse ciclo vicioso da preguiça.  

Neste Dia Nacional da Saúde, queremos dar o recado para você: saia da Matrix da preguiça! Você precisar colocar sua saúde e seu bem-estar em dia.

Então, a gente tá aqui pra te contar que o CrossFit pode ser uma red pill para você. Ou seja, você pode aceitar uma verdade desconfortável (treinar) ou ficar acreditando em uma mentira confortável (amanhã eu vou começar).

Bora conhecer os benefícios do WOD para a nossa saúde física, mental e social?

Saúde física

Melhora da postura

O principal equipamento usado na prática do CrossFit é o próprio corpo do aluno. Os exercícios, em sua maioria, exigem uma postura correta para evitar lesões e fortes dores musculares. Sabemos o quanto uma postura errada pode nos trazer problemas de saúde, como exemplo as dores fortes de coluna, dificuldades ao caminhar, entre outros.

Melhora da coordenação motora

Além da postura, a coordenação motora é muito trabalhada em exercícios alternando acessórios de um braço para o outro, por exemplo, e em atividades de corridas em percursos rápidos que utiliza obstáculos como as escadas de agilidade e os cones.

Melhora do sistema cardiorrespiratório

Os exercícios feitos na aula de CrossFit são excelentes para o condicionamento cardiovascular e respiratório. Isso porque a alta intensidade age diretamente no sistema cardiorrespiratório do praticante, fazendo com que a capacidade respiratória seja ampliada, melhor dizendo: vai ganhar fôlego, crossfitter!

Perda de peso e ganho de força muscular

Os exercícios realizados proporcionam uma perda de peso de forma mais rápida devido à característica de alta intensidade da modalidade. Ao iniciar, você irá realizar exercícios mais leves e após uma melhora na desenvoltura, equilíbrio e resistência, irá realizar exercícios com mais intensidade que ganharão o auxílio de acessórios que trabalharão de forma mais intensa o ganho de força muscular.

Melhora da flexibilidade

Com a constante prática dos exercícios e alternância entre eles, você também terá um ganho de flexibilidade que será perceptível nas demais funções do seu dia a dia.

| Leia mais sobre o que é ser fitness

Saúde mental

Alívio do estresse

As atividades físicas são como uma válvula de escape para a correria e estresse do dia a dia que influencia fortemente na qualidade de vida das pessoas. As atividades físicas ajudam a produzir serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com isso, o estresse e até mesmo a ansiedade são deixados de lado e aliviados com a prática de atividades físicas como o CrossFit.

Motivação

Por se tratar de uma atividade física realizada em grupo, há uma motivação maior entre os envolvidos. Este é o primeiro e principal benefício que o CrossFit oferece, pois os alunos incentivam-se uns aos outros e as chances de desistência são menores.

Consciência do próprio corpo

O CrossFit é uma modalidade de atividades físicas que faz com que o praticante trabalhe seus limites constantemente. Isso é um ponto altamente positivo, pois, a maioria de nós desconhece nossas próprias capacidades e limites do corpo. Com o CrossFit, ganha-se este conhecimento do próprio corpo.

| Leia mais sobre como a atividade física melhora o seu funcionamento cerebral

Convivência social

Diferentemente das academias tradicionais, onde cada um treina na sua, no CrossFit os treinos são sempre em grupo. No box, as novas amizades são formadas entre os praticantes, formando as chamadas "famílias CrossFit", unidas não só para treinos e competições, mas para lazer e parcerias para o resto da vida. E, às vezes, rola até um crush entre os crossfitters.


Esses são apenas alguns dos benefícios que o CrossFit traz para a sua saúde.

Se você gostou, agende agora sua aula experimental.

Compartilhar