Blog

Você está em: Home Blog
O que é HSPU? Mai, 27 - 2019

O que é HSPU?

Você provavelmente já associou o movimento de ficar de cabeça para baixo com o CrossFit, seja no box ou em fotos e vídeos espalhados pela internet. Ele tem grande exposição em redes sociais e nas conversas entre crossfitters, pelo grau de dificuldade e superação ao ser executado. O HSPU (Hand Stand Push-Up) ou flexão com parada de mão, em português, é um movimento vindo da ginástica olímpica e faz parte das skills trabalhadas pela modalidade. 

Se você já tentou praticá-lo, sabe o quão difícil é no início, devido a força de braços e core necessárias. Além disso, mudar a posição normal do corpo, exige a percepção e a adequação de todas as estruturas para o sentido contrário. Isso significa que quando estamos em pé, sabemos manter a postura da coluna para estabilizar o tronco, mas ao alterar essa configuração, a tendência é manter a mesma estrutura ao invés de adequá-las à nova posição.

Mesmo sendo um movimento de difícil e de lento aprimoramento, ele traz muitos benefícios, como flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Por isso, vale a pena insistir na execução correta de cada etapa do HSPU, sempre com o auxílio do coach.

Configuração do HSPU

Primeiros passos

É importante partir do básico, colocando a cabeça sobre superfície acolchoada e apoiando as mãos - com as palmas para frente - no chão alinhadas aos ombros. Após, as pernas são esticadas e trazidas para próximo da cabeça, o máximo possível e colocadas sobre os cotovelos. Depois, é dado um impulso com uma das pernas, jogando-as esticadas contra a parede e deixando os braços completamente esticados.

Evolução da técnica

Aos poucos, a entrada para o movimento fica contínua, partindo da posição em pé. Já na parede, é feita a flexão, dobrando e esticando os braços e as pernas. 
Neste momento, não confunda a skill com hand stand walk, que é uma variação mais avançada do HSPU em que o crossfitter se move utilizando as mãos.


Dicas para aprimorar a técnica

Não pule etapas

Fortaleça os ombros para conseguir executar o movimento mais facilmente. Para isso, comece com push-ups normais com as pernas elevadas em uma caixa, por exemplo.

Ache uma posição estável

Perceba a nova configuração corporal e tente se manter em posição ereta e firme. Contraia glúteos e abdômen para atingir a estabilidade.

Perca o medo!

Se você já fez toda a evolução do movimento, o segredo para conseguir realizá-lo é perder o medo na hora de elevar as pernas contra a parede.

Insista!

Após o primeiro contato com o HSPU é normal achar difícil e pensar que nunca será capaz de executar de forma correta, mas não deixe que a dificuldade te faça desistir. Invista em aprimorar a base necessária do exercício e sempre tente novamente. A sensação de ter superado seus limites é recompensadora. 


Quer aprender a realizar o Hand Stand Push-Up na prática?
Agende uma aula experimental e vem pro box Laçador!

Compartilhar