Blog

Você está em: Home Blog
HIIT x CrossFit: quais são as principais diferenças? Ago, 09 - 2019

HIIT x CrossFit: quais são as principais diferenças?

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é de extrema importância para quem quer ter uma vida saudável. Por isso, vamos listar aqui duas modalidades que estão na cabeça da galera nos últimos tempos: HIIT e o CrossFit.

Quais são seus benefícios? Para quem é indicado? Qual devo fazer?

Os praticantes de HIIT e/ou CrossFit encaram todos os dias novos desafios. Os objetivos podem ser diferentes: trincar a barriga, ganho de massa magra, perda de gorduras. Mas é fato que, a cada treino, o coach nos passa novos exercícios e a gente acaba sempre precisando sair da zona de conforto para conseguir completar o WOD.

Então se liga e bora entender essas modalidades.

HIIT

A sigla HIIT vem do inglês High-Intensity Interval Training, muito conhecida no Brasil como “treino cardio” ou “treino intervalado de alta intensidade”. Consiste em um método de treino de alta intensidade e muito rápido. São diversas repetições com um período curto de descanso, intercalado. A modalidade é indicada para todo mundo que esteja apto à prática de exercícios. Porém, se você está parado há muito tempo, pode patinar um pouco nos primeiros dias, até seu corpo sair do sedentarismo e entrar no ritmo dos exercícios.

O HIIT não utiliza nenhum peso extra, somente o próprio do seu corpo. Você pode praticá-lo em casa ou até mesmo ao ar livre, sozinho ou acompanhado daqueles aplicativos que contam o tempo de exercício que você deve fazer.

O que poucos sabem, é que o HIIT é um dos pilares do CrossFit.

CrossFit

Você que vai ao box frequentemente deve notar muitos elementos do HIIT no seu WOD. A definição oficial de CrossFit é: movimentos funcionais, constantemente variados e em alta intensidade. Ou seja, além da alta intensidade, Greg Glassman, fundador do CrossFit, incluiu outros elementos, como ginástica e weightlifting, que contribuem diretamente para um maior ganho de força, flexibilidade e coordenação, potencializando os resultados.

No CrossFit, você vai puxar e levantar peso, girar roda de trator, saltar obstáculos, dentre outros exercícios que exigem o máximo de entrega do corpo em um curto intervalo de tempo  - tudo isso para melhorar a sua saúde e tornar você um atleta capacitado para enfrentar diversos desafios da vida.

Além disso, para um box dispôr da prática legal do CrossFit, ele precisa estar legalmente habilitado pela CrossFit Inc., que é a associação internacional que credita o esporte aos espaços destinados. Por isso, é um estilo de vida que requer muita técnica, preparação e credibilidade dos coaches. 

Qual escolher?

Não podemos dizer qual é o melhor, já que ambos proporcionam a prática de exercícios em alta intensidade.

O CrossFit, contudo, proporciona muito mais do que só a prática do WOD: traz uma experiência, uma vida em comunidade, em família CrossFiter. O ambiente aqui no Laçador é acolhedor e você sempre estará com a motivação lá em cima, além de sempre contar com um treino adaptado ao que você é hoje.

Que tal começar ainda hoje? Agende seu treino experimental gratuito!

Não entendeu algum termo usado neste artigo? Confira o Dicionário do CrossFit.

Compartilhar