Blog

Você está em: Home Blog
Competição de CrossFit: como se preparar? Mai, 06 - 2019

Competição de CrossFit: como se preparar?

As competições de CrossFit estão cada vez mais presentes em boxes de todo o Brasil e movimentam a comunidade crossfiteira. Elas consistem em WODs divididos nas categorias masculina e feminina, nas modalidades Scale, Amador e RX, seguindo os pré-requisitos condizentes com a exigência mínima das provas.

Falando nisso, mais uma edição do Games Laçador se aproxima e promete ser um evento de muita superação, engajamento e diversão. Porém, para que você consiga dar o seu máximo, sem sofrer qualquer tipo de dano, como lesões, fadiga ou enjoos, é importante fazer a preparação alimentar correta e estar atento a algumas dicas pré-competição. Então se liga nestas dicas:

O que comer antes da competição?

A preparação já começa no dia anterior, procurando manter o que já está acostumado a fazer, sem testar coisas novas, pois o organismo pode não reagir bem. É importante “estocar” o máximo de energia possível, ingerindo mais carboidratos.

A nossa nutricionista Ana Paula Montemor dá dicas de alimentos pré-WOD (2 a 3 horas antes):

“Você pode fazer um shake de aveia, banana, castanha-de-caju e leite vegetal. Outra opção é cozinhar um omelete com mix de sementes e óleo de coco, agregando proteína de fácil digestibilidade.”

Posso ingerir alimentos durante o WOD?

Sim, mas é preciso atenção ao tempo, o qual irá comandar sua nutrição. Se o intervalo entre os WODs for de 45 a 60 minutos, o objetivo será manter ou oferecer energia imediata para o corpo. Evite comer minutos antes para evitar náusea e vômito.

Alguns alimentos recomendados pela nutri são: Doce de bananinha, paçoca, milho cozido, suco de uva integral, batata doce, mandioca, rapadura e bolacha de arroz com geleia. Você também pode optar por isotônicos e repositores energéticos caso não sinta fome após os exercícios.

O que consumir após a competição?

Nesse momento o corpo precisa de descanso e reposição. O ideal é combinar carboidratos, proteínas e água, evitando gorduras. Procure ingerir massas, batata ou arroz, carne magra e frutas.

Caso não tenha esses alimentos à mão e já use algum suplemento alimentar, com recomendação médica, boas opções para repor nutrientes e acelerar a reconstrução muscular são: whey protein, bcaa, maltodextrina e dextrose. 

Checklist

Além da alimentação, não esqueça de fazer uma checklist para a competição:

(    ) Acessórios 
Opte pelos que já usa nos treinos, como munhequeira, joelheira, cinto… Não é aconselhável experimentar acessórios novos, sem saber como é a adaptação.

(    ) Camiseta reserva
Ficar com a camiseta suada durante todo o dia não é confortável nem higiênico.

(    ) Toalha
Uma toalhinha para secar o suor após as provas é sempre bem-vinda. 

(    ) Alimentos 
Siga as dicas e prepare a “marmita” com antecedência. Atente para a conservação correta dos lanches.

(    ) Garrafa de água
Não esqueça de beber muita água desde o dia anterior, até o final dos Games.

(    ) Alongamento
Alongar antes e entre os WODs é essencial para preparar e recuperar articulações e músculos.

(    ) Curta e aproveite a experiência!
O mais importante é o espírito de equipe e a camaradagem na competição. 

Tenha orgulho em participar e te diverte!

Para mais dicas de preparação alimentar para os WODs, faça o download gratuito do nosso Guia de Alimentação do CrossFitter.

Compartilhar