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10 capacidades do CrossFit Out, 11 - 2019

10 capacidades do CrossFit

Quem já pratica o CrossFit, sabe que o esporte não se trata de virar monstro e trincar a barriguinha, mas sim de tornar seu corpo mais capaz e com mais resistência para atividades do dia a dia, sejam elas mais leves, como carregar sacolas, como as mais pesadas, como fazer mudanças.

Nos treinos do dia, ou como chamamos, Workout of the Day (WoD), são praticados exercícios que buscam desenvolver o corpo inteiro através de atividades que incluem condicionamento metabólico, levantamento de peso e ginástica, respeitando sempre os limites do corpo de cada aluno.

Dentro dessas práticas, são treinadas 10 capacidades, que, se bem desenvolvidas, transformam o seu corpo numa máquina ágil e resistente. São elas:

  1. Agilidade
  2. Coordenação
  3. Equilíbrio
  4. Flexibilidade
  5. Força
  6. Potência
  7. Precisão
  8. Resistência cardiorrespiratória
  9. Resistência muscular
  10.  Velocidade

Agora, vamos conhecer mais sobre cada uma e entender o papel dessas capacidades nos treinos!

1. Agilidade

No CrossFit, a agilidade consiste em mudar a posição do corpo com rapidez e eficiência. Mas, não se engane, ela não se trata apenas de deslocamento ou mudança de direção, mas sim da troca de um movimento para outro. Um exemplo é o Thruster, onde primeiro você precisa usar a força dos braços com a barra, depois agachar e subir usando a força das pernas.

2. Coordenação

A coordenação motora é uma dor bem comum de quem ainda não pratica exercícios físicos, e, no CrossFit, ela é uma habilidade super trabalhada e indispensável. Ela envolve fazer movimentos diferentes em apenas uma sequência. Com os ring muscle-up (subida na argola) e os double unders (pulo de corda duplo), você passa a exercer mais sua coordenação e a controlar melhor os músculos. Logo, combinando com os demais exercícios, quanto mais coordenados eles forem, você ficará mais resistente e com mais força para aguentar mais pesos. 


3. Equilíbrio

Nos exercícios do CrossFit, o equilíbrio se refere a compensar as forças, seja parado ou em movimento. Os exercícios que ajudam a promovê-lo é o levantamento de peso e o box jump (salto na caixa), no qual você salta e volta ao chão no mesmo lugar, não deixando o corpo ir para frente.

Ah, você sabia que promover o equilíbrio do corpo auxilia a retardar o processo de envelhecimento? Os idosos tendem a desenvolver a síndrome da fragilidade, o que pode levar ao desequilíbrio do corpo e causar altos riscos de queda, e, praticando o CrossFit, isso pode ser prevenido.


4. Flexibilidade

Essa é uma capacidade essencial de desenvolver, pois ela ajuda na melhoria funcional dos músculos e das articulações. Vários exercícios do CrossFit promovem a flexibilidade dos músculos, mas os mais comuns são os squats (agachamentos). 

Dos exercícios de agachamento que ajudam na flexibilidade, um bom exemplo é o pistol (agachamento de uma perna só), no qual você precisa ter força para agachar e precisa da flexibilidade para manter a posição e subir de volta. 

É importante ressaltar que a flexibilidade contribui para as atividades do dia a dia, e, também, a sua prática ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, já que o corpo tende a ir perdendo as suas capacidades elásticas.


5. Força

Como todo exercício do CrossFit, os movimentos são sempre realizados de acordo com a resistência muscular de cada praticante, e isso, claro, se aplica aos exercícios de força também, fazendo sempre a adaptação das cargas. 

Além disso, não basta apenas dar atenção aos pesos e à velocidade dos exercícios, mas também se eles estão sendo realizados com a técnica e postura corretas, para evitar lesões.

Os exercícios mais comuns que auxiliam no desenvolvimento da força são os agachamentos e levantamentos de peso.


6. Potência

A potência muscular é uma das capacidades mais desenvolvidas no CrossFit, sua equação consiste em quantidade de energia, ou de força, dentro de um determinado tempo para fazer exercícios de alta intensidade.

Para trabalhar a potência, os clean and jerk saem na frente.


7. Precisão

Na capacidade da precisão, não se trabalha apenas o corpo, mas a mente também, pois ela pede atenção, concentração e foco. Um exemplo de exercício que trabalha precisão é o wall ball (bola na parede), onde você fica posicionado numa marca na parede e lança a bola para o alto com um agachamento, quando a bola desce você faz outro agachamento para pegá-la.


8. Resistência cardiorrespiratória

A resistência cardiorrespiratória é fortalecida por meio de atividades que envolvem repetições de alta intensidade. Quanto mais desenvolvida ela for, maior carga de exercícios você suporta e por mais tempo. No CrossFit, correr, remar e pular corda fortalecem essa capacidade e também ajudam no processo de absorção do oxigênio no corpo, o que faz você usar mais esforço físico nos WODs.


9. Resistência muscular

A resistência muscular é fortalecida através da tensão dos músculos, nos movimentos de repetição dentro de determinado tempo. Ela melhora à medida que você aumenta as cargas, as repetições e tempos dos exercícios.

Os power snatches são um ótimo exemplo de prática que ajuda nesta capacidade, nos quais você usa todo o seu corpo para levantar a barra de peso.


10.Velocidade

A velocidade é a capacidade relacionada com a agilidade, na qual é medido como o corpo consegue se movimentar dentro de um certo tempo. O melhor exemplo de exercício com velocidade no CrossFit é a corrida, mas não é qualquer corrida, trata-se de uma corrida de curta distância e de explosão. Elas são de 10 ou 400 metros, nas quais você aplica mais força, aumenta a potência dos seus músculos e da atividade cardiorrespiratória, e, assim, obtém mais velocidade.


Conclusão

Como você pôde ver, uma capacidade complementa a outra, nunca usando uma de forma isolada nos treinos. Desenvolvendo bem cada uma delas, você vai conseguir levantar pesos maiores, fazer atividades com (bem) menos dificuldades e ter mais condicionamento físico e mental.

Como CrossFitter, você redescobre o potencial que você tem, conhecendo mais seu corpo e desafiando seus limites.

Além disso, um dos grandes diferenciais do CrossFit é que os treinos nunca se tornam rotina, mas o contrário, são motivadores, onde você pode conhecer um novo grupo para interagir e ter uma vida mais saudável e ativa.

Ficou curioso com todo o potencial que o CrossFit tem de transformar seu corpo?

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